Site da Academia Brasileira de Letras é mão na roda para encontrar a maneira certa de escrever as pa

Dia desses, nosso blog publicou uma postagem sobre a importância do uso do idioma inglês nas tratativas do comércio exterior. Indicamos um site sugerido pelo tradutor e revisor da Apex-Brasil para que empresários e profissionais que trabalham com exportação e exportação pudessem aprimorar seus documentos e mensagens em inglês. Hoje vamos falar de uma ferramenta que ajuda a resolver dúvidas que surgem em nosso idioma principal: a língua portuguesa.

A dica vem da analista de inteligência da Apex-Brasil Patrícia Steffen, que redige diversos documentos e estudo sobre mercados de todo o mundo. Ela sugere aos nossos leitores o site da Academia Brasileira de Letras que, mais do que um endereço da famosa instituição, também é uma ferramenta para tirar dúvidas de português.

Patricia diz que usa o endereço com frequência para tirar dúvidas com relação à ortografia quando vai elaborar algum trabalho, como os estudos de mercado. “É comum as pessoas recorrerem às soluções gramaticais digitando diretamente no Google. Mas as respostas quase nunca são seguras ou confiáveis e muitas vezes até divergem entre si. No site da Academia, tenho certeza de que a língua está bem guardada”, explica.

A analista tem razão. Poucos sabem, mas a Academia Brasileira de Letras é uma espécie de guardiã da língua portuguesa. É a ABL que edita o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", uma publicação que apresenta o universo lexical de quase 390 mil palavras. É a essa ferramenta que a Patricia recorre na hora do aperto. “Existe um guia que contém a grafia correta das palavras. Basta digitar a palavra que o site apresenta todas as utilizações do verbete”, explica.

E não tem desculpa para quem diz que está sem conexão ou que não pode acessar o site: a ferramenta também está disponível em um aplicativo de celular.

– Academia Brasileira de Letras

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455