Sete anos do Jornal Observação!

Por Efai Rocha

Neste mês, o Jornal Observação! completa sete anos de existência. Foram muitas notícias, histórias de vida, emoções e acontecimentos. Para sermos mais exatos, foram quarenta e duas edições publicadas, em média duzentos e cinquenta matérias e entrevistados, e mais de vinte jovens passaram pela equipe do Núcleo de Comunicação durante esse tempo.

Tudo começou em Mutum Paraná, onde o Observatório Ambiental Jirau foi criado. Neste distrito ocorreram às oficinas de Comunicação Popular, Cinema Ambiental, Internet e Mídias Digitais e alguns jovens ficaram instigados com ideia de produzirem um jornal que circulasse na comunidade. “A persistência dos jovens em formar a equipe do Núcleo de Comunicação foi incrível! Lembro-me dos integrantes com carinho: as irmãs Sâmella e Mabline Martiniano, Efai Rocha, Andressa Rocha, Rosivanda Prestes, Bárbara Dantas, Maniele Mendonça, Filipe Bruno, Taissa Arruda e Juliana Mota. Que equipe!”. Disse Luciana Di Pilla, consultora de Comunicação Popular e Linguagem Audiovisual do Observatório Ambiental Jirau. E assim aconteceu. Em junho de 2010 foi produzida a primeira e a segunda edição do Jornal Observação! online ainda em Mutum Paraná. Os arquivos estão disponíveis no portal do Observatório, www.observatoriojirau.com.br, vale acessar para conhecer o início da história.

No dia 28 de outubro de 2010, aconteceu na E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná, o lançamento do Jornal Observação! com uma grandiosa festa. A edição de lançamento foi a terceira produzida pela equipe e foi distribuída em toda vila de Nova Mutum Paraná. A partir disso, o reconhecimento é cada vez maior e em sete anos cumprimos a missão de levar informação à comunidade de Nova Mutum Paraná.

Muitos jovens passaram pela equipe do Núcleo de Comunicação e uma delas foi a Andressa Rocha, responsável pela diagramação do jornal. “É difícil, falar do Jornal Observação!, mas eu defino o jornal em uma palavra: aprendizado. Trabalhar com o Núcleo de Comunicação foi uma experiência única, algo que vai ficar marcado pra sempre em minha história. Em Mutum, começamos com as oficinas, depois surgiu a ideia do jornal, como também, os documentários. Quando vi já estávamos cobrindo vários eventos, produzindo vídeos, matérias, fotografando, filmando, alimentando o site e etc. É muito gratificante falar desse início da minha caminhada profissional, pois foi ali que vivi momentos inesquecíveis, onde conheci pessoas incríveis e evolui como pessoa. Tenho muito orgulho de ter feito parte desse time”, nos contou Andressa.

A consultora Luciana, também, comentou um pouco do que sente ao realizar este trabalho desde o início: “É muito satisfatório, porque aprendo muito ao capacitar a equipe. A seriedade e o respeito ao produzir uma notícia e a valorização das expectativas do público do jornal são essenciais para mim e a equipe compartilha destes sentimentos. É um trabalho que exerço com responsabilidade, porque sinto que os jovens do Núcleo se espelham em mim, então busco o meu melhor para contribuir na formação, principalmente, humana de cada um”.

O Jornal Observação! foi e continua sendo uma peça fundamental na vida de quem passou por ele. Sete anos é relembrar as amizades, histórias, momentos divertidos e emoções que só quem participou dele entende. Queremos agradecer a você querido leitor, por nos proporcionar esses momentos e por ser o principal motivo para a existência do jornal. Muito obrigado!

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455