SENAR-AR/RO realiza curso de Selaria, no município de Nova Mamoré


Foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, o curso de Selaria pelo Educador Vanderlei na Linha 29C, Km 25 no município de Nova Mamoré.

No curso os alunos passaram pelo processo da apresentação das ferramentas e armação, preparação dos materiais e equipamentos para limpeza do couro, exposição de couro limpo, técnicas de corte, técnicas de costura e acabamento, montagem do arreio e os ensinamentos básicos para a confecção de relhos e manutenção de peças em couro.

Segundo o Educador Vanderlei, “O trabalho detalhista e artesanal é um resgate da tradição da selaria, do trançado e do curtimento do couro. Há muita procura por produtos da área, ele conta que uma sela de boa qualidade chega a valer R$ 360 e diz que são inúmeros os casos de alunos que participaram do treinamento do SENAR e hoje, vivem da confecção e venda de selas.”

“Se tem uma paixão que os vaqueiros adoram na pecuária de corte são suas ‘tralhas de couro’ e eles estão tendo oportunidade de ampliarem seus conhecimentos na arte de confeccionar e consertar essas peças. E com certeza, irão voltar pra casa como artesãos do couro.” Finalizou o Superintende do SENAR, Elmerson Lira.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo