SENAR-AR/RO realiza curso de Inseminação Artificial de Bovinos de Leite, no município de Nova Mamoré


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/RO) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou o curso de Inseminação Artificial no município de Nova Mamoré.

No curso foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre Inseminação Artificial. Na teoria, os produtores foram orientados quanto ao manejo reprodutivo, aparelho reprodutor masculino e feminino, observação do cio, a importância, material necessário, já na prática eles compreenderam o manejo do botijão, descongelamento do sêmen, inseminação em corpo de provas entre outros.

Segundo a Educadora e Médica Veterinária do SENAR, Evanilce, “A técnica tem como vantagens, o controle de doenças que podem ser transmitidas pela monta natural, aumenta o número de descendentes de um reprodutor, padroniza o rebanho e reduz as dificuldades em partos.”

De acordo com o Presidente da FAPERON e do SENAR/AR-RO, Hélio Dias, “a inseminação artificial traz o melhoramento genético do rebanho, em tempo reduzido e com baixo custo de investimento com a utilização de sêmen de reprodutores superior para a produção de leite.”


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455