SENAR-AR/RO realiza curso de Derivados do Leite, no município de Nova Mamoré


Foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/RO) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, o curso de Derivados do Leite no município de Nova Mamoré no Distrito de Araras.

O objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional, ensinando técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, muçarela, iogurte e doce de leite pastoso. Também são ensinadas técnicas de produção de ricota, bebida láctea achocolatada, requeijão cremoso e até suco de soro.

O soro é a parte líquida do leite obtida a partir de diferentes processos, como a fabricação de queijos. O aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores, em muitas propriedades rurais ele é alimento do suíno ou acaba sendo descartado. Entretanto no curso, nós mostramos que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva. Na grade do curso também estão inclusos cuidados no processamento do leite e exigências profissionais.

A Educadora do SENAR/RO explica que “o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade. O produtor que tem intenção de obter renda a partir dos derivados do leite precisa ter conhecimento da Instrução, que aborda os cuidados necessários para comercialização. Orientamos os produtores em relação à adequação às normas municipais, estaduais e federais. Os padrões de inspeção sanitária precisam ser seguidos para garantir um produto


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo