SENAR-AR/RO capacita Técnicos na Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, no município de Ji-


A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) capacitou 14 técnicos em Gestão Técnica Econômica de Propriedades Rurais, com ênfase em projetos de Assistência Técnica e Gerencial no município de Ji-Paraná. No qual oito atenderão a cadeia produtiva da bovinocultura de corte e seis na cadeia produtiva da bovinocultura de leite.

Na capacitação o técnico aprende técnicas de interação com o produtor rural, métodos para calcular os custos da atividade produtiva e a viabilidade econômica das propriedades rurais. O técnico leva não só o conhecimento do manejo, mas a visão de gestão e o incentivo para que o produtor continue se dedicando a essa atividade fundamental que é a agropecuária.

O foco da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR é auxiliar os produtores à ampliar a renda em suas propriedades, mas para isso eles precisam de tecnologia. Durante dois anos, o proprietário recebe apoio para planejar melhor a atividade, o que é essencial para a rentabilidade dos produtores. “A orientação e planejamento geram renda e abrem caminhos para o produtor buscar mais tecnologias. Ele precisa ver o ganho para investir na propriedade, temos que passar confiança para o produtor rural e assim conseguir autonomia para realizar suas atividades de assistência” observou Hélio Dias, Presidente do SENAR-AR/RO e FAPERON.

O superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira resume o que trata o programa ATeG do SENAR: “O SENAR criou uma metodologia para atender o produtor em termos de gerenciamento, para que ele possa administrar melhor a sua propriedade. Os técnicos estão recebendo essa capacitação sobre gestão e com isso nós teremos consultores gerenciais nas propriedades rurais, já que a grande maioria dos produtores já provou que sabe e é capaz de produzir bem.”

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo