SENAR-AR/RO apoia campanha do Outubro Rosa


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/RO, reuniu todas as colaboradoras com o intuito de unir forças e oferecer apoio para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama e também despertar a conscientização das mulheres sobre a realização dos exames preventivos.

Por iniciativa do superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira, as colaboradoras da regional vestiram-se de rosa em demonstração de apoio a está nobre campanha do outubro Rosa. “É uma oportunidade para unirmos forças contra essa doença que atinge milhares de mulheres, e ao mesmo tempo fortalecer junto às nossas colaboradoras a necessidade de autoexame. Ações de saúde preventiva pode salvar vidas, além de promover a qualidade de vida de um modo geral”, comentou Elmerson.

O Trabalho de prevenção do câncer de colo de útero já é realizado pelo SENAR-AR/RO a mais de 10 anos no Estado de Rondônia, através do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. Esse ano já realizamos mais de 800 exames preventivos de câncer do útero em 8 municípios do estado. Os exames são entregues em no máximo 30 dias e os que apresentam alterações são encaminhados para especialistas.

Programa Especial Saúde da Mulher Rural

O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras.

As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural.

Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas, a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo