Semana do Meio Ambiente

Por Amanda Felicidade e Andressa Rocha



Apresentação de Dança





Prevenção de acidentes domésticos



Entrega de mudas




Cinema Ambiental


Ações de sensibilização para preservar o NOSSO Meio Ambiente ocorreram em Porto Velho, Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná e Vila Jirau.

Em Porto Velho, do dia 03 ao dia 09 de junho, aconteceram exibições de filmes, workshop, seminários oficiais, passeio ciclístico, reuniões livres e palestras. Estas atividades fizeram parte da SENA – Semana Nós Ambiente, conjunto de ações construídas em redes, focadas nas soluções comuns de problemáticas e conflitos socioambientais, em parcerias com entidades, instituições, lideranças, poder público, setor privado e terceiro setor, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

Em paralelo a essas atividades, o Observatório Ambiental Jirau, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e a SEMA, promoveram em Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná e Vila Jirau, oficinas de reciclagem, de produção de sabão e exibições de filmes ambientais do Núcleo de Comunicação do Observatório Ambiental Jirau, do Instituto Amazônia Brasil e Ministério do Meio Ambiente. Ao final do cine ambiental, foram distribuídas mudas frutíferas da ação “Frutas do meu Quintal” e para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente, outras 1600 mudas frutíferas foram disponibilizadas à comunidade para plantio.

Vale lembrar aos nossos leitores, que ainda é possível retirar a sua muda na UDAMA (Unidade Demonstrativa de Manejo Ambiental), do Observatório Ambiental Jirau.

Como parte da programação, em 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, o Cabo do Corpo de Bombeiros, Ivanilson Abreu, ministrou uma palestra sobre Queimadas Urbanas, em Nova Mutum Paraná e demonstrou prevenções de acidentes domésticos. Para embelezar o dia, o grupo de dança, ensaiado na oficina do Observatório, se apresentou ao som da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, com interpretação de Sandy. “No começo era só uma simples aula… mas, tivemos a ideia de fazer a apresentação. Como o Dia do Meio Ambiente estava próximo, fiz voltado para esse dia em especial”, nos contou o professor de dança, Ocivaldo Machado.

Ainda na programação do evento, o Núcleo de comunicação foi convidado pela SEMA para fazer a gravação do debate  sobre “Agenda Ambiental na Administração Pública”, realizado no dia 08 de junho, com a participação do  secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Brito, da analista de ministério de Meio Ambiente, Angelita Coelho, do representante do Cooperar Reciclagem Eletro e Eletrônicos, Roberto Goiany e com o coordenador de controle ambiental da SEMA, Marcelo Ferronato.

“A preservação ambiental e sustentabilidade, a cada dia ganham mais força e exemplo disso são as ações constantes de educação ambiental, desenvolvidas pelo Observatório junto às comunidades. Porém, na semana do meio ambiente, existe a preocupação em realizar ações mais marcantes, que façam a diferença na vida das pessoas, contribuam efetivamente com o meio ambiente e possam ser lembradas por muito tempo”, disse Yanamara Canedo, pedagoga do Observatório Ambiental Jirau, sobre a importância da Semana do Meio Ambiente.

#AndressaRocha #Diamundialdomeioambiente #ApresentaçãodeOficinadedança #Prevençãocontraacidentesdomésticos #SemanadoMeioAmbiente #ObservatórioAmbientalJirau #AmandaFelicidade #05dejunho

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455