Responsabilidade Compartilhada

Por Mabline Martiniano | Foto Lídia Carine



Conferência Municipal de Resíduos Sólidos



Há algum tempo, a importância de cuidar do nosso lixo é mencionada em diversos meios de comunicação e a preocupação é reforçada através da realização de campanhas pelo Brasil. Assim, a necessidade de separar corretamente o lixo para a coleta seletiva, reciclar e reutilizar não é novidade para os brasileiros, no entanto, grande parte, não consegue cuidar adequadamente do lixo que gera!

Em busca de uma solução para esse problema, a Política Nacional de Resíduos Sólidos desenvolveu algumas ações e dentre elas destacaram-se as Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Meio Ambiente, cuja intenção é conscientizar e buscar soluções viáveis e práticas para resolver tal questão, que só se agrava como passar dos anos.

As Conferências Municipais de Meio Ambiente são realizadas por todo Brasil e estabelecem a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil.

Em Porto Velho, o evento ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de agosto e em média 200 pessoas estiveram presentes e ajudaram a difundir práticas positivas, que possam contribuir em projetos de políticas públicas locais e regionais. Os debates abrangeram os eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Mariane Borges, participante do evento, comentou sobre a participação da sociedade: “o tema tem que ser bem abordado por toda a sociedade civil, pois é responsabilidade de todos, de quem produz e consome. Que as discussões e propostas apresentadas venham fortalecer as ações que já estão previstas na lei”.

Desta forma, as problemáticas são levantadas e apresentadas a todos, levando os convidados à discussão saudável para que cada estado e município busque solucionar as dificuldades e superar os desafios na efetiva gestão dos resíduos sólidos. Flavio Morais, Assessor da Conferência, destacou três pontos do evento: a diversidade de público, as propostas resultantes do debate e a facilidade de trabalhar com o tema, pois, abrange todos os segmentos de forma direta.

Os debates resultaram na apresentação de mais de 100 propostas e 32 delegados da Conferência Municipal foram selecionados para a participação na Conferência Estadual e contribuirão para a efetiva funcionalidade das leis da política pública de resíduos sólidos.

#MablineMartiniano #ConferênciaMunicipaldeResíduosSólidos #Lixo #Brasil #portovelho #MeioAmbiente

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455