Páscoa

Por Bárbara Dantas

No mês de abril comemoramos uma data muito especial, momento em que os cristãos celebram a “Festa da Nova Vida”.

No dia 24 de abril festejamos a Páscoa, dia da ressurreição de Jesus Cristo, que depois de morrer crucificado foi colocado no sepulcro, onde, após 3 dias, ressuscitou no momento em que seu espírito e seu corpo se unificaram.

O domingo de Páscoa é diferente de todos os outros na igreja católica por significar uma data muito especial para os cristãos, que costumam comemorar a ressurreição de cristo com a eucaristia.

A Páscoa é uma data comemorativa muito antiga e importante, conforme o tempo passa as histórias mudam e adquirem novas interpretações e, aos poucos, esquecemos o verdadeiro significado da comemoração. Isso não acontece apenas com a história da Páscoa e sim, com muitas outras datas comemorativas do nosso calendário.

A tradição do ovo da Páscoa surgiu no Brasil por volta de 1700, com a vinda dos imigrantes alemães, e seu significado ainda não é conhecido por todos. Como a Páscoa é renascimento, o coelho simboliza fertilidade, por sua capacidade de reprodução, e os ovos pintados, ou decorados, simbolizam a luz.

Existem também outras histórias ligadas a Páscoa como a Páscoa Judaica, celebrada por 08 dias, que comemora a passagem da escravidão para a liberdade dos Israelitas durante o reinado do faraó Ramsés II.

Outra história bem curiosa é que no século XVI algumas pessoas acreditavam que o chocolate era afrodisíaco e apenas os soldados e os governantes podiam desfrutar desse alimento, que foi muito apreciado naquela época.

Na comemoração não pode faltar o ovo e o coelhinho para as crianças, e também para os adultos, que adoram receber de presente os diversos tipos de ovos existentes no mercado.

Enfim, a Páscoa é um momento de reunir a família e os amigos para comemorar essa data tão importante. Apesar de algumas pessoas pensarem que é apenas um dia especial para saborear chocolates, trufas e bombons é uma data importante também para refletir, porque a Páscoa é renascimento, ou seja, renascer para uma vida melhor consertando as nossas falhas.

#Comemoração #OvodePáscoa #Páscoa #RessureiçãodeCristo

0 visualização0 comentário