Observatório em novo endereço.


Paralelamente, ocorreram atividades de instalação da infraestrutura necessária para o funcionamento das atividades, como Manejo Ambiental, na Unidade Demonstrativa de Aprendizagem de Manejo Ambiental (UDAMA), oficinas de Pesquisa Social, Informática, Internet e Mídias Digitais, Cinema Ambiental, Comunicação Popular e Linguagem Audiovisual.

A sede, conhecida na época como “Casa Rosada”, foi uma novidade e tornou- se uma área de convivência para a comunidade, com o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer. “Participei do processo de construção do Observatório, desde o comecinho…o entusiasmo da comunidade e da equipe na primeira reunião foi surpreendente. E as atividades iniciaram juntamente com a construção e adequação da estrutura. As primeiras oficinas de comunicação foram um sucesso, esperávamos formar uma turma e no final, tivemos três turmas grandes e daí originou-se o Núcleo de Comunicação Social. Me sinto feliz ao ver os resultados desta equipe nos dias de hoje, principalmente em relação ao Efai Rocha, que era um menino quando o conheci e hoje, é muito responsável e dedicado”, comentou emocionada a consultora de comunicação, Luciana Di Pilla, ao relembrar o início do trabalho em 2009.

A mudança para Nova Mutum Paraná em 2010 trouxe novidades como, internet mais acessível, comércios diferenciados, mais proximidade da capital e, consequentemente, facilidade de acesso a shopping, universidades, cinemas, ou seja, mais lazer, principalmente, para os jovens. Na sede do Observatório, conhecido na época como “Chapéu de Palha”, aconteciam oficinas de dança, violão, cinema, reuniões, atividades do Núcleo de Comunicação e várias campanhas socioambientais com a comunidade, escolas e parceiros. Porém, houve necessidade de uma reforma e a equipe mudou para o Centro Cultural, popularmente conhecido como Museu, onde permaneceu por três anos.

Após a reforma e as devidas adequações, a nova sede ficou pronta e trouxe muitos benefícios. A estrutura foi ampliada e está em pleno funcionamento desde fevereiro.

Para a realização das atividades da equipe foram construídas duas salas, uma para o atendimento ao público e atividades do Núcleo de Comunicação e coordenação e outra que será a futura instalação da rádio comunitária. A nova sede, também, foi contemplada com um espaço para futuras instalações de uma loja de produtos hortifrutigranjeiros e com uma ampla cozinha para as refeições de todos os monitores, fazendo destes momentos a possibilidade de troca de ideias e vivências entre as equipes da UDAMA e Núcleo de Comunicação.

Na UDAMA, também ocorreram modificações estruturais, alguns canteiros foram realocados, abrindo espaço para construção de uma horta hidropônica. Agora, a horta natural, a hidropônica e o viveiro de mudas estão integrados.

Venha conhecer o novo Observatório Ambiental Jirau, localizado na Avenida Idalino Kruger, ao lado da UDAMA.

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455