Observatório Ambiental Jirau

Por Mabline Martiniano


Observatório Ambiental Jirau


Há quase cinco anos nasceu, em Mutum Paraná, o Observatório Ambiental Jirau, parte integrante do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau, que contemplou a comunidade local com oficinas para produção de informação como pesquisa social, informática, internet e mídias digitais, cinema ambiental, comunicação popular e linguagem audiovisual e, também, oficina de Manejo Ambiental na Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA), gerando integração, aprendizado e lazer na comunidade.

O Observatório tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento sustentável na região da Área de Influência Direta – AID da UHE JIRAU para que a mesma tenha capacidade de suprir todas as suas atuais e futuras necessidades. Hoje, em pleno vigor, encontra-se em fase de consolidação e emancipação, ou seja, momento em que as suas ações devem atender a população de forma contínua e sólida, resultando na conquista da sua independência econômica, institucional e política, com a comunidade assumindo a sua gestão.

Assim, a instituição faz a sua história priorizando cada vez mais o desenvolvimento sustentável da região, realizando campanhas de conscientização sobre a coleta seletiva, prevenção contra queimadas, arborização, educação sanitária, promovendo a integração, desenvolvimento e organização das comunidades por meio de encontros intercomunitários que visam debater, solucionar e encaminhar questões problemáticas existentes nas comunidades junto aos órgãos públicos. Oferece, também, oficinas de dança, capoeira e produção de informações.

As conquistas são diversas e destaca-se a constituição da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, que promove projetos de geração de renda, desenvolvimento sustentável da região e preservação da cultura local. Além da consolidação do Núcleo de Comunicação do Observatório Ambiental Jirau, um grupo de jovens que produz mensalmente o Jornal Observação!, atualiza o portal do Observatório (www.observatoriojirau.com.br) e produz documentários audiovisuais sobre temáticas da região.

Tais atividades e resultados fortalecem ainda mais as palavras da coordenadora do projeto, Adelina Fonseca, “O fortalecimento e empoderamento do Observatório Ambiental Jirau é de fundamental importância para que as comunidades possam caminhar com as suas próprias pernas”.

Atualmente, a população de Nova Mutum Paraná é composta pelas famílias de Mutum Paraná, que optaram pelo reassentamento urbano coletivo e pelas famílias que estão se mudando para trabalhar na operação da UHE Jirau e o Observatório tem como meta contribuir para a integração destas famílias, promovendo eventos culturais como jogos interativos, apresentações de dança de salão e formação de coral.

As atividades do Observatório estão disponíveis a todos que desejam participar. Faça parte dessa nova etapa do Observatório Ambiental Jirau e inscreva-se em nossas oficinas!

#MablineMartiniano #MutumParaná #Novafase #COOPPRO #novamutumparaná #ObservatórioAmbientalJirau #UDAMA

2 visualizações0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455