OBSERVAÇÃO!

Por Sãmella Martiniano


Edições do Jornal Observação!


É isso mesmo. O Jornal Observação! comemora o seu Primeiro Ano de Circulação.

Parece que foi ontem, o momento em que os grupos de Pesquisa Social iniciaram as primeiras oficinas no Observatório Ambiental Jirau. Os monitores aprendizes ficaram entusiasmados quando tiveram os primeiros contatos com os equipamentos profissionais de gravação, como câmera fotográfica, filmadora, tripé e microfone e aos poucos aprenderam a manuseá-los com a ajuda dos consultores Thiago Domingos, Luciana Di Pilla e Mayra Pascuet.

O brilho que iluminou os olhares destes adolescentes, já grandes comunicadores, nos remete às crianças quando ganham um brinquedo novo inesquecível.

O início de tudo ocorreu em Mutum – Paraná, em setembro de 2009, quando foi implantado na comunidade o Núcleo de Desenvolvimento do Observatório Ambiental Jirau, ação integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Jirau, que disponibilizou aos moradores oficinas de Informática, Pesquisa Social, Comunicação Popular, Cinema, Mídias Digitais e Internet.

Alguns jovens aproveitaram a oportunidade, mostrando toda a sua energia, construindo a cada dia uma história de sucesso. A partir das oficinas se deu a formação do Departamento de Comunicação, composto por dez jovens monitores ambientais: Andressa Rocha, Bárbara Dantas, Efai Rocha, Felipe Bruno, Jéssica Benarrosch, Juliana Mota, Maniele Mendonça, Mabline Martiniano, Rosivanda Prestes e Sãmella Martiniano.

Motivados pelas capacitações, os monitores iniciaram a produção de matérias escritas, reportagens audiovisuais e vídeos documentários, que garantiram à equipe muitas conquistas, como o Prêmio de Incentivo pela exibição do documentário “Depoimentos Sobre o Lixo” no Festival de Cinema Curta Amazônia, mostra realizada neste ano em Porto Velho.

E com o passar do tempo e andamento das oficinas, algumas mudanças aconteceram. Em uma nova fase, já em Nova Mutum-Paraná, a equipe se tornou o Núcleo de Comunicação, composto por oito monitores: Andressa Rocha, Bárbara Dantas, Efai Rocha, Maniele Mendonça, Mabline Martiniano, Rosivanda Prestes, Sãmella Martiniano e Taissa Arruda.

A equipe do Núcleo de Comunicação comemora neste mês dois anos de muita preparação, aprendizado e prática nas oficinas e por meio dessa edição compartilha com você, querido leitor, a felicidade de comemorar o 1º ano de circulação do Jornal Observação!

O lançamento do primeiro jornal da comunidade aconteceu no dia 28 de outubro de 2010 na E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré, tendo a comunidade de Nova Mutum – Paraná como principal convidado.

#10Edição #MutumParaná #NúcleodeComunicação #observação #novamutumparaná #observatório

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455