O Mercúrio no Rio Madeira

Núcleo de Comunicação: Mabline Marti niano


Mercúrio

Mercúrio


No dia 15 de abril de 2010 ocorreu uma palestra, na escola Nossa Senhora de Nazaré, sobre o mercúrio no rio Madeira. O palestrante, Dr. Julio C. Rocha, explicou que fizeram uma pesquisa no rio e foi encontrado mercúrio na água, mas não é uma taxa perigosa.

O mercúrio é um metal tóxico da natureza encontrado no fundo dos rios, em pequenas partículas na chuva, que pode afetar a saúde do homem quando se alimenta do peixe contaminado.

A espécie de mercúrio que mais pode afetar a saúde é o “metilmercúrio”, que é encontrado nos peixes e nos afluentes dos rios.

A alta concentração de mercúrio no corpo humano pode prejudicar o sistema nervoso, dando tremor, catarata e falta de sensibilidade.

O Dr. Julio C. Rocha informou que o exame para saber a dosagem de mercúrio no corpo é bem simples, pode ser feito a parti r do estudo da raiz do cabelo humano. Ele disse ainda que o exame faz parte de um estudo que qualquer pessoa poderá participar devendo se repetir a cada dois anos. O cabelo foi escolhido por funcionar como um dosímetro de metais que contém no corpo humano.

A pesquisa sobre o mercúrio no rio Madeira realizada entre 2008 e 2009 faz parte de um Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico feito pela empresa Venturo Consultoria Ambiental sob orientação da Usina Hidrelétrica Jirau.

O estudo será feito durante e após a construção da Usina para monitorar o mercúrio no rio Madeira. A equipe de pesquisa é formada por cientistas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Universidade de Campinas (Unicamp).

#mercúrio

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo