Na Teia do Consumismo


Atualmente somos bombardeados por propagandas que nos incentivam a comprar produtos e serviços muitas vezes desnecessários pelo simples desejo de aumentar a autoestima ou conquistar uma suposta felicidade.

A mídia pode servir como um mecanismo de manipulação, estimulando à compra compulsiva e desenfreada. Todos gostam de fazer compras, mas muitas vezes compramos para desviar a nossa atenção de alguns problemas e aí o consumo pode se tornar um vício e as pessoas acabam se endividando para satisfazer um capricho.

O comércio faz a economia de um país crescer e para conquistar mais clientes, os fabricantes inovam e criam produtos ousados e atraentes fazendo com que aquele modelo antigo se torne antiquado e obsoleto.

No entanto, é preciso ter em mente que o consumo está ligado a nossa sobrevivência. As nossas escolhas afetam o mundo que nos cerca. Tudo que compramos gera lixo desde a sua produção até o descarte.

Levando-se em conta a elevação do crescimento demográfico e o aumento do poder aquisitivo das pessoas, nota-se a trágica consequência: o acréscimo da produção de resíduos. De acordo com o Relatório do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em Rondônia houve o aumento de 4,2% na geração de resíduos sólidos ao dia, por habitante, em 2011.

Durante o processo produtivo são empregados recursos naturais limitados, muitos deles não renováveis. Quando saímos às compras é muito importante parar e se perguntar se o produto é realmente necessário, tornando-se desta forma um consumidor consciente.

A construção da sustentabilidade depende de um desenvolvimento econômico que se preocupe com o meio ambiente e com a sociedade. O desenvolvimento sustentável pode ser definido como “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”, segundo a Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Vamos mudar essa realidade? Comece hoje, pensando em suas compras de amanhã.

#jornalobservação #economia #Consumismo #resíduos #consumo

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455