Momentos de Reflexão

Por Andressa Rocha

Falam por aí que os energéticos aumentam a resistência física, agilizam a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dão mais energia e melhoram o estado de ânimo.

Mas, será que é verdade? Vamos descobrir!

O energético foi criado nos anos 60, era utilizado nas guerras para aliviar o estresse dos soldados, no entanto causava alucinações. Essa bebida foi criada para estimular o cérebro de pessoas com stress, como no caso de jovens que desejam estudar sem dormir ou descansar, pessoas que querem sair e curtir a noite toda ou ainda por praticantes de esportes para aliviar o cansaço.

Os efeitos, considerados como benefícios, são tentadores e não é à toa que o seu consumo, entre 2006 e 2010, aumentou mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).

Os energéticos possuem como seus componentes a taurina, a glucoronolactona, as vitaminas niacina, B6, B12, riboflavina, ácido pantotênico e os carboidratos. Além disso, ainda tem a cafeína que estimula o alerta de estado do corpo e reduz o sono durante um tempo estabelecido. Essas bebidas podem apresentar perigo à sua saúde: doenças no fígado, enxaquecas e tumores cerebrais.

Em virtude dos efeitos prejudiciais, os energéticos devem ser consumidos de vez em quando e de forma moderada por disfarçarem a fadiga, estimular a insônia e pela possibilidade de aumentar significantemente a frequência cardíaca.

As advertências e consequências ao tomar esse tipo de bebidas são:

1 – Não fazer exercícios físicos, pois sua função energizante acelera o ritmo cardíaco podendo provocar um enfarte fulminante.

2 – Há risco de sofrer uma hemorragia cerebral, porque as bebidas energéticas contem componentes que diluem o sangue para que fique mais fácil ao coração bombear o sangue.

3 – Não misturar bebidas energéticas com álcool, porque podem provocar a desidratação e intensificar os efeitos do álcool, mas mascarando o seu estado de embriaguez.

4- O consumo regular de bebidas energéticas provoca uma série de doenças nervosas e neurais irreversíveis.

Ao ler esta matéria comprovamos o conteúdo do primeiro parágrafo, mas agora sabemos dos riscos que corremos ao ingerir energético sem moderação.

Fontes:http:www.colegioweb.com.br/curiosidades/quais-os-perigos-das-bebidas-energeticas www.brasilescola.com/curiosidades/perigo-das-bebidas-energeticas

#BebidasAlcoólicas #Energeticos #MomentosdeReflexão #saúde

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455