Mars One: Viagem sem Volta para Marte

Por Cícero Júnior


Viajar para outro planeta ainda parece uma ideia bastante inusitada e distante para alguns. Mas esse pensamento não se aplica ao engenheiro mecânico Bas Lansdorp, que com o apoio de Gerard’t Hooft (vencedor do prêmio Nobel de Física), realizará um projeto de povoamento em Marte, denominado MARS ONE. A ideia inicial é formar uma colônia humana no “planeta vermelho” a partir de 2023.

As inscrições foram feitas no próprio portal MARS ONE onde era necessário preencher um documento e apresentar as razões pelas quais os candidatos estariam aptos para o projeto. Foram inscritos 200 mil candidatos para a seleção de colonização, e somente 100 passaram, destes, foram classificados para a segunda etapa 50 mulheres e 50 homens. A única candidata brasileira selecionada foi a rondoniense Sandra Maria Feliciano de 51 anos. Além das duas etapas os selecionados terão que passar por mais três etapas até a semifinal, onde 40 pessoas serão treinadas durante oito anos e, destas, 10 casais serão formados e enviados a Marte.

A comunicação vai ocorrer por meio de um satélite estacionário que será colocado sobre marte e outro entre a terra e o sol em um ângulo de 60 graus. Haverá também um “delay” (atraso) de 3 a 22 minutos, dependendo do lugar onde se encontra Marte em relação à órbita da Terra. O uso de redes sociais e comunicação com pessoas serão permitidos, só não ocorrerá em tempo real.

Em uma entrevista com Sandra, que é professora e advogada em Porto Velho, ela conta que recebe apoio total da família e que seu único planejamento é estudar. O escritório de advocacia será transferido para seu pai; e a casa, carro e animais de estimação ficarão aos cuidados de sua irmã, caso seja aprovada.

“É o mais importante projeto espacial em favor da humanidade nesse momento, é absolutamente fantástico e inovador em seu formato e seus objetivos”, diz Sandra em relação ao projeto.

Boa sorte Sandra, esperamos que você seja escolhida a representante brasileira para esta empreitada histórica.

#rondonia #Marte #Brasil #portovelho #ViagemsemVolta #MarsOne #Sandra

0 visualização0 comentário