Infarto, qualquer um é candidato.

Por Efai Rocha


Muito se ouve sobre cuidar bem do coração. Vamos falar sobre o infarto, doença deste órgão tão importante ao ser humano, que está crescendo bastante nos últimos anos.

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue ao miocárdio é bloqueado por um tempo prolongado, fazendo com que parte do músculo cardíaco seja danificada ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Também, chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco.

O infarto pode ser fatal. Com tratamento certo, é possível impedir danos significativos no músculo cardíaco e isso é importante para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem.

A má alimentação é uma das principais causas da doença, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preferindo lanches e comidas industrializadas invés de escolherem alimentos saudáveis que promovem a qualidade de vida. A gordura ruim (saturada) dos alimentos, principalmente os fritos, faz com que a artéria seja obstruída subitamente e um coágulo de sangue seja formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria, causando o infarto ou, até mesmo, a morte. O infarto também pode ocorrer se o fluxo sanguíneo para o coração é severamente diminuído, em situações como a pressão arterial muito baixa. A dor no peito não é o único sintoma desta doença, qualquer um destes abaixo listados pode ser uma indicação também:

  1. Vômitos;

  2. Suor frio;

  3. Dor no braço esquerdo;

  4. Dor nas costas,

  5. Dor de barriga;

  6. Fraqueza Intensa;

  7. Palpitações;

  8. Falta de ar.

Fique ligado! Faça exames regularmente e, caso você seja uma pessoa que possua características físicas ou familiares para ter esta doença, observe os sintomas que possam caracterizar um infarto e, caso seja necessário, se encaminhe para o hospital mais próximo.

Siga estas dicas para evitar este mal:

  1. Controlar o colesterol sanguíneo;

  2. Prevenir e controlar a diabetes;

  3. Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);

  4. Não fumar;

  5. Não ingerir álcool ou, caso você tenha o costume, ingerir com moderação;

  6. Manter um peso saudável;

  7. Praticar exercícios físicos regularmente;

  8. Adotar uma dieta saudável.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

#Hipertensão #Infarto

0 visualização0 comentário