Idéia Concretizada

Por Sãmella Martiniano

A partir de idéias, pesquisas, entrevistas, ações e sonhos o trabalho dos monitores do Núcleo de Comunicação teve início no Observatório Ambiental Jirau.

Ainda em Mutum – Paraná os monitores do Núcleo participaram de capacitações nas oficinas de Informática, Pesquisa Social, Comunicação e Linguagem Audiovisuais, Cinema e Mídias Digitais, oferecidas pelo Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau. A partir deste momento tudo começou e não parou mais. Os jovens do Núcleo sempre estão à frente dos acontecimentos, das notícias e eventos da comunidade e também, documentam a História dos moradores de Mutum-Paraná; o passado, presente e a expectativa com relação à mudança para a nova localidade.

Após praticar muito a técnica de obter informações, esses jovens buscaram um meio de divulgar seu trabalho e idealizaram fazer um jornal,  aventurando-se em planos e alguns testes. E no final não surgiu apenas um meio de comunicação, mas três. E foi no dia 28 de outubro de 2010 em Nova Mutum – Paraná, na E. M. E. F. Nossa Senhora de Nazaré, que se deu um importante passo na concretização desses planos. Aconteceu o Lançamento do Jornal Observação! e do Portal do Observatório, além da estréia do Mural de Notícias, chamado OBS!, localizado na sede  do Observatório.

No evento de lançamento os jovens monitores brilharam ao mostrar para  comunidade, empresas, amigos e familiares presentes o Jornal Observação! e vídeo reportagens produzidas pelo Núcleo.

Orgulhoso com sua participação no processo de criação desse trabalho Amen Khalil, consultor de Mídias Digitais, em entrevista ressalta que todo material foi desenvolvido pelos próprios monitores desde escolher o nome do Jornal e Site, como também a arte gráfica. O Gerente de Socioeconômia da ESBR, Luiz Antônio, contente com o evento, contou a nossa equipe que a empresa tem o sonho de fazer com que tudo isso cresça e se desenvolva. Ele disse ainda que ficou impressionado ao ver a qualidade, a dedicação e a forma como os monitores estão aprendendo e se expressando, com uma desenvoltura muito grande. E para encerrar a entrevista, Luiz Antônio, ressaltou a importância desse trabalho para que as pessoas percebam o compromisso muito grande da ESBR em criar oportunidades que perdurem por muitos e muitos anos.

O evento proporcionou ao Gerente da CNEC de Porto-Velho, Sérgio Galvão, um convívio mais direto com os integrantes do Núcleo, pois, conforme ele mesmo disse: “É um momento de grande satisfação pra mim ver e ter esse convívio mais direto com vocês porque percebemos de uma forma viva como esse trabalho acaba contagiando quem está nele e quem tá aglutinado em tudo isso”.  Dividindo a mesma satisfação a Coordenadora de Socioeconômia da ESBR, Cirlene Furini, falou da importância em ver os monitores crescendo, desenvolvendo, aprimorando e aproveitando a oportunidade, fazendo com que o Programa de Educação Ambiental seja realmente conhecido.

Antes do término da cerimônia houve a entrega simbólica dos certificados para a primeira turma de Informática Básica, uma das oficinas oferecidas no Observatório.

O evento finalizou com a exibição da matéria audiovisual sobre a primeira Crisma em Nova Mutum–Paraná.

Mas para quem não esteve presente, e não assistiu aos vídeos apresentados nesse dia, é possível conferir essa e outras atividades no site www.observatoriojirau.com.br

E se quiser saber as novidades de última hora, basta dar uma olhadinha no Mural Obs!, localizado no Observatório Ambiental Jirau, Quadra P1, Lote 15.

0 visualização0 comentário