HIPERTENSÃO UMA DOENÇA DEMOCRÁTICA

Por Deivisson Miguel


Pressão Arterial


A pressão alta é uma doença silenciosa que atinge, principalmente, os idosos, com mais de 65 anos, mas isso não quer dizer que não afete os adultos, jovens e crianças. Como exemplo, o pequeno Gabriel de Jesus Lino Lira, de apenas 4 anos, morador de Nova Mutum Paraná, sofre deste mal há 1 ano e 7 meses e toma remédio para o controle e faz o exame periódico, segundo o seu pai Francisco Lino Lira.

Segundo o site do Dr. Dráuzio Varella, médico especialista em oncologia e imunologia, no Brasil cerca de 20% da população, sendo que metade das pessoas acima dos 65 anos, sofre de pressão alta e apesar de sintomas como dores de cabeça, tontura, palpitações, ou distorções na visão e palpitações cardíacas tenham a ver com a doença, ela também pode ser bem silenciosa e não apresentar nenhum destes sintomas. Aí está um grande erro, muitas pessoas passam anos sem medir a pressão por não apresentar estes indícios levando a um diagnóstico tardio da doença.

Ainda, de acordo com o mesmo site, “a única maneira de fazer o diagnóstico da hipertensão é medir a pressão arterial e, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor o resultado do tratamento. O ideal é que a pressão seja medida a partir do primeiro ano de vida, nas consultas pediátricas”.

Os adultos que apresentam pressão de até 12 por 8 devem medi-la uma vez por ano, deste valor à 14 por 9, é recomendado medir a cada 6 meses. Já acima de 14 por 9, é preciso fazer um controle frequente, já que neste caso a doença já deve ser tratada.

Sônia Cabral, moradora de Nova Mutum Paraná, também nos contou um pouco de sua experiência, “Descobri que tenho pressão alta há 3 anos, tomo remédio duas vezes ao dia, tentei fazer exercícios físicos mas, não consegui seguir a rotina devido outras atividades que faço. Ainda, tentei usar receitas caseiras, mas não obtive nenhum resultado positivo”.

Controlar o álcool e o sal de cozinha, fazer exercícios físicos, principalmente, caminhadas ao ar livre, consumir muito líquido como, água e sucos de frutas naturais, praticar esportes e não fumar são dicas que podem ajudar muito uma pessoa que tem pressão alta. Em caso de dúvida, consulte um médico e não deixe de medir a sua pressão.

#coração #hipertensaoumadoençademocratica #DeivissonMiguel #pressãoalta #novamutumparaná #jornal #comunidade #Doença #saúde

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455