FAPERON e SEMAGRIC firmam parceria para fomentar produção rural

Atualizado: Out 11

A proposta apresentada pelo presidente da FAPERON consiste na busca por recursos para a compra de novas veículos para reforçar a frota que atende ao programa. O serviço de frete gratuito de calcário já vem sendo realizado pela Secretaria de do Estado de Agricultura (SEAGRI) e a ampliação da frota vai possibilitar melhor atendimento da demanda, em especial na região de Porto Velho, incluindo os distritos de Mutum-Paraná e Nova Califórnia.


Uma das estratégias acionadas foi o envio do projeto para a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) com o pedindo auxílio via emenda parlamentar. Foi solicitado à deputada orçamento para a aquisição de quatro carretas bitrem (9 eixos) e três caminhões com capacidade de 15 toneladas – veículos menores para a distribuição do calcário dos pontos de depósito até as propriedades rurais. De acordo com orçamento feito no comércio de Porto Velho, o investimento total é da ordem de R$ 5.342.995,60.

Hoje, o frete consiste em um dos maiores entraves na aquisição de insumos em toda a região norte do país. Para se ter uma ideia, o município de Porto Velho fica a 550 Km da usina de calcário de Espigão do Oeste. Enquanto Jaci Paraná, Mutum e União Bandeirantes estão numa faixa de 650 a 700 km da usina. Por isso, o programa de distribuição de calcário tem feito a diferença na rentabilidade das famílias do campo de todo estado. Primeiro, o uso de calcário para correção do solo tem sido fundamental no aumento da produtividade e, segundo, o frete custeado pelo governo contribui para a redução do custo de produção, elevando a margem de renda do produtor rural.

1 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455