Férias pra Quem Fica

Por Michelly Gomes


Hotel Fazenda Coimbra


Rondônia está crescendo. E não é apenas em relação ao número de habitantes, constatamos este fato ao analisar o crescimento da diversificação de serviços, tais como restaurantes, estabelecimentos de ensino, clínicas médicas, academias etc. Com isso, o investimento em possibilidades de lazer também se faz necessário, afinal nem todos podem sair de Porto Velho e redondezas para descansar ou curtir as férias.

Pensando nestes habitantes, pesquisamos alguns pontos turísticos da região, onde é possível conhecer e participar da cultura local, caracterizada por uma mistura de hábitos oriundos de diversas regiões do Brasil. Esta miscigenação é de longa data, decorrente das migrações de pessoas em busca de empregos nos seringais, na época do ciclo da borracha, na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e das linhas telegráficas, extração do ouro e agora, com a construção das hidrelétricas.

Por isso, foram implantados vários pontos turísticos, dos mais diversos gostos. Para quem gosta de História, por exemplo, o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), localizado na Av. Farquar (esquina com a Av. 07 de Setembro), é o local indicado. A ferrovia concluída em 1912, entre Porto Velho e Guajará Mirim, era destinada as exportações da borracha brasileira e boliviana e ficou conhecida como “Ferrovia do Diabo” devido às milhares de mortes dos trabalhadores durante a sua construção.

Rondônia tem o que há de melhor em Gastronomia e alguns restaurantes de Porto Velho tem como cardápio principal o peixe, dos mais diversos tipos e formas de preparo. E como sugestões, o Jornal Observação! destaca os  restaurantes Caravela do Madeira, Peixinho e  Assados na Brasa (conhecido também por Cacilda).

Para quem pretende passar um fim de tarde na companhia da família, a Praça das Três Caixas d’Água, no centro de Porto Velho, é uma boa opção. No local, acontecem várias atividades culturais aos finais de semana.

Se você conseguir uma folguinha de dois ou três dias, é possível desfrutar de passeios mais distantes com diversões, aventuras, lazer e tranquilidade. Neste caso, a dica é visitar os melhores hotéis fazenda da região como o Cacoal Selva Park, em Cacoal, e o Coimbra Park, em Ouro Preto do Oeste. A Coordenadora do Colégio Einstein, Vânia de Freitas Neves Lorga, é nascida em Rondônia, e indica estes hotéis como excelentes lugares para passar finais de semanas e desfrutar de bons passeios a cavalo, banhos de piscinas naturais, tirolesa, caminhadas ecológicas e mais uma série de passatempos. Ela ainda acrescentou que, para quem admira paisagens, a dica é visitar a Chapada de Guajará Mirim, onde belas montanhas e paisagens lindíssimas são o cenário para o viajante.

A dica para comemorar o Reveillon é da adolescente Yasmin Silva Passos, que descreve o festejo em Ouro Preto do Oeste como um dos melhores em Rondônia, uma das mais divertidas e bonitas festas de Ano Novo da região.

#Cacoal #férias #Coimbra #Natureza #Diversão #MichellyGomes

0 visualização0 comentário