Era Uma Vez…

Por Amanda Felicidade



Atividades do Observatório



…Uma Casa Rosada, em um lugar bem pequeno e interessante, onde começou a funcionar o Observatório Ambiental Jirau, que a partir de junho de 2009 mudou a rotina dos moradores da antiga Mutum Paraná, distrito de Porto Velho (RO).

No mês seguinte, iniciaram as atividades com a comunidade de Mutum Paraná, como reuniões e inscrições para as oficinas temáticas do Observatório Ambiental Jirau e a população pôde conhecer um pouco desta ação integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA) do AHE Jirau, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos.

E assim, passaram por aqui alguns consultores, que nos ensinaram muito: Mayra Pascuet – Assistente de Coordenação do PEA, Thiago Domingos – Consultor de Cinema Ambiental e Amen Khalil – Consultor de Internet e Mídias Digitais. E, ainda, permanecem conosco, a nossa professora e amiga Luciana Di Pila – Consultora de Pesquisa Social e Comunicação Popular, Itajacy Kishi – Consultor de Manejo Ambiental, e os mais novatos Fagner Lima – Consultor de Cinema Ambiental e Edson Nardone – Consultor de Internet e Mídias Digitais.

Em entrevista, Luciana expressou como é trabalhar com os monitores ambientais, “Conviver com os jovens do Núcleo de Comunicação é uma experiência intensa, que se renova diariamente. Aprendo todos os dias com cada um deles”.

Desde o seu início, o Observatório recebeu aproximadamente 1600 monitores ambientais, que participaram das oficinas.

Sãmella Martiniano, monitora do Núcleo de Comunicação até fevereiro de 2012, conta que vivenciou experiências para a vida inteira, “tudo era vivido e exercido em EQUIPE, não tínhamos GRUPO…. tornando-nos assim, mais que colegas de trabalho, a Família Observatório”.

Segundo a Coordenadora do PEA, Adelina Fonseca, no período de 2009 a 2013, o Observatório Ambiental Jirau passou por várias etapas de sua construção, de forma participativa com a comunidade. Inicialmente, foi a construção das instalações em Mutum Paraná e posteriormente a mudança para Nova Mutum Paraná, com aquisição de equipamentos, construção da Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA), desenvolvimento de oficinas temáticas, formação do Núcleo de Monitores do Manejo Ambiental, formação da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau, formação do Núcleo de Comunicação Social, composto por jovens e adultos da comunidade.

Hoje, o Núcleo de Comunicação Social do Observatório é formado por sete monitores que elaboram este jornal, produzem filmes sobre a nossa comunidade e alimentam o portal na internet e em paralelo, as monitoras Mabline Martiniano e Andressa Rocha compõem também o quadro administrativo do Observatório.

Raphael Duarte também era monitor de Manejo Ambiental e hoje é Coordenador Técnico da Unidade de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA).

Em junho, comemoramos quatro anos de muitas conquistas e por isso, podemos dizer que o Observatório é conservação da nossa cultura, aprendizagem, oportunidade, inovação, amizade, família, integração, e por fim VIDA!

#PEA #MutumParaná #novamutumparaná #ObservatórioAmbientalJirau #4anos #UDAMA #monitores

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455