Curiosidade

Por Bárbara Dantas

Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano?


Coração, pulmão, intestino delgado. Não! Na verdade é a pele.

A pele de um adulto normal pesa entre 4 e 6 quilos e, se esticada, cobriria 19 m².  Este órgão vital reveste o corpo dos humanos e da maioria dos animais e tem a função de proteger o meio interno contra germes e agentes ambientais como o frio, o calor, pressão, poluição. Além da proteção, a pele é responsável pela regulação térmica. Os vasos sanguíneos subcutâneos contraem-se com o frio e dilatam-se com o calor, de forma a amenizar ou subir a temperatura corporal.

A pele possui três camadas e cada uma tem a sua função. A Epiderme nos protege do meio externo e é onde encontramos os anexos cutâneos, ou seja, unhas, pelos e cabelo.  Os melanócitos, responsáveis pelo pigmento que dá cor à pele, também estão localizados nesta camada.

A Derme é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Nesta camada, também são encontradas as glândulas sudoríparas, responsáveis pela temperatura corporal, e glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele.

A última camada, e mais profunda, é a Hipoderme que protege o organismo contra choques.

Cuidar da pele é essencial por ser um dos órgãos que mais sente a ação do tempo no nosso organismo. Para a sua proteção é recomendado ingerir bastante líquido, o uso de bonés, hidratantes, e principalmente filtro solar. Caso contrário, a pele ficará com muitas manchas, que poderão se tornar ásperas e formar uma lesão pré-cancerígena.

É recomendado aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada 2 horas, por conta da eliminação por meio do suor. E se entrar na água, reforce com uma nova camada.

#Corpo #Humano #MaiorOrgão #pele

0 visualização0 comentário