Crimes Contra os Animais

Por Mabline Martiniano



Se pensarmos que parte da humanidade não mudou em nada e talvez tenha até se tornado muito pior nos últimos séculos não é exagero, quando o assunto é maus tratos aos animais!

Nos últimos anos, são constatados casos em que até crianças agridem animais e, segundo especialistas, tal ato é só um reflexo de alguns dos tipos de agressões que elas vivenciam em suas próprias casas.

A Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) publicou uma matéria em outubro de 2010 que contava a história de uma criança de apenas 6 anos de idade, que torturou e queimou um cachorro. Já o R7, Portal de Notícias e Entretenimento da Rede Record, noticiou um caso, em julho do ano passado, de uma criança de 11 anos que arrancou os olhos de uma gata. Estas notícias talvez não sejam mais tão assustadoras e nem sensibilizem a população, tendo em vista que o número de agressões aumenta cada vez mais em pleno século XXI!

Existe uma preocupação em evidência: o que devemos esperar de um ser humano na fase adulta, que age desta forma na infância?

É uma situação grave e é preciso educar e dar bons exemplos às nossas crianças, ensinando que abandonar, espancar, não alimentar, envenenar, estrangular, queimar, afogar os animais é crime. Estas ações são apenas parte de uma longa lista de tipos de agressões, que teimam em aumentar a cada dia.

Infelizmente, esses casos ocorrem em todas as cidades e em Nova Mutum Paraná não é diferente. O abandono é o ato que ocorre com mais frequência na localidade, devido ao elevado número de pessoas que vão embora, por encerrar as suas atividades na construção da UHE Jirau. Mas, independentemente de qualquer fato, é necessário ter consciência que ao adotar um animal doméstico, ele passa a ser de sua responsabilidade. Por isso, quando quiser um animal de estimação, reflita se você terá tempo, disponibilidade, recursos necessários para mantê-lo e até mesmo, paciência para dispor a ele.

Maus tratos aos animais, até mesmo o abandono, é crime desde 1934, por meio do decreto lei n° 24.645, com o reforço da Lei de Crimes Ambientais nº 9605, de 16 de fevereiro de 1998, Artigo 32, que especifica várias violações e penalidades para aqueles que praticam crimes contra os animais, cuja pena de detenção é de três meses a um ano e multa.

Se presenciar uma situação de sofrimento de algum animal, denuncie. Faça desta Lei um instrumento para diminuir e penalizar os agressores. Para denunciar casos de agressão e abandono em Nova Mutum Paraná, você deve contatar a Polícia Militar através dos seguintes telefones: (69) 3237 – 3023 ou (69) 9963 – 0507.

A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. Arthur Schopenhauer (filósofo alemão do século XIX)

#rondonia #GruposdeTrabalho #Crimecontraosanimais #maustratos #CrimeAmbiental #Portoelho #NovaMutmParaná #denuncie #abandono

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455