Conquistando Horizontes

Por Andressa Rocha e Sãmella Martiniano

Foto Arquivo Observatório


UDAMA Nova Mutum-Paraná


Mundialmente encontramos várias iniciativas, projetos e campanhas para ajudar as pessoas a desenvolverem, e por em prática, uma consciência no que refere a proteger e cuidar da nossa saúde e do nosso meio ambiente. E por ironia, ou não, esses temas raramente estão relacionados.

Mas você pode participar de uma tarefa, que junta tais temáticas, de um jeito fácil, prático e ecológico. É a Oficina de Manejo Ambiental, implantada há um ano e quatro meses, no Observatório Ambiental Jirau, em Mutum-Paraná, e em desenvolvimento em Nova Mutum-Paraná.

Por meio das reuniões com os produtores rurais e comunidade, o Observatório traçou um perfil da realidade de Mutum-Paraná e foi possível elaborar uma proposta de trabalho compatível com a realidade da região.

A construção da Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA) e atividades do Manejo Ambiental, em Mutum-Paraná, iniciou em outubro de 2009.

Os planejamentos participativos das atividades, com posteriores capacitações abordando pontos específicos de acordo com a evolução dos trabalhos, possibilitaram aos jovens e adultos da comunidade, em média 25 aprendizes, acima de 09 anos, a participar das primeiras capacitações com a consultoria do engenheiro florestal Itajacy Kishy (Tabó), que os ensinou a plantar, adubar, além das técnicas de produzir mudas florestais, frutíferas e ornamentais, como também hortaliças orgânicas e, principalmente, cultivar alimentos sem produtos químicos para garantir aos consumidores uma alimentação saudável livre de agrotóxicos.


Manejo Ambiental


Conforme explicação da Coordenadora do Programa de Educação Ambiental (PEA), Adelina Fonseca; “O objetivo da oficina é formar agentes multiplicadores da conscientização ambiental, tornando-os capazes e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população, além de melhorar a renda familiar.” O consultor Itajacy Kishy relatou algumas dificuldades encontradas no decorrer das atividades, a maior delas foi na fase de implantação, enquanto os projetos não mostravam resultados e muitos não acreditavam na viabilidade destes. Comparando com o passado, e mostrando os benefícios de hoje, ele acrescenta: “Em Nova Mutum-Paraná a Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA) é mais ampla e tem estrutura para a capacitação. Na UDAMA são produzidas hortaliças orgânicas e mudas florestais, frutíferas e ornamentais, que são comercializados através da Feira Livre permanente, e no próprio espaço, atraindo comerciantes e donos de restaurantes da região.”

O andamento das atividades de Manejo Ambiental é tão significativo que os Monitores Ambientais, além de participarem da capacitação prática, agora recebem uma bolsa auxílio possibilitando que alguns pensem no futuro, como é o caso da Monitora Rosivana Prestes que diz: “Prefiro guardar o meu dinheiro na minha conta poupança”.

E uma das principais conquistas do Observatório é a recém criada, no dia 25 de setembro de 2010, Cooperativa dos Produtores Rurais (COOPROJIRAU) com objetivo de organizar os produtores para a produção e comercialização da produção agropecuária, florestal, artesanal e prestação de serviços, além de elaboração de estudos e implantação de projetos sócioambientais.

Revelando o segredo do sucesso desse projeto Itajacy Kishy falou: “Ao longo de um ano de trabalho, conhecer a realidade diária da comunidade e dos produtores foi à principal ferramenta para o desenvolvimento dos projetos.”

E o resultado é evidente, pois, o primeiro contrato de produção de muda está em fase final de formalização e beneficiará cerca de 30 produtores rurais cooperados das áreas de influência direta e indireta da Usina Hidrelétrica Jirau.

#MutumParaná #MonitoresAmbientais #novamutumparaná #ManejoAmbiental #UDAMA

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455