CONFIANÇA e DESENVOLVIMENTO

Matéria e Foto Por: Sãmella Martiniano


Ampliar horizontes e almejar sucesso é a realidade vivida pelos cooperados da COOPROJIRAU.

A cooperada do Ramal 31 de março, Dona Marly Vicentinni, acompanha e participa da história da COOPROJIRAU desde o seu início e já vê os resultados. Em sua terra, ela cultiva macaxeira, banana, abacaxi, cana de açúcar, hortaliças em geral e agora, participando do Projeto Galinha Caipira, construiu um galinheiro com a capacidade para 240 galinhas.

O Projeto Galinha Caipira faz parte das ações realizadas pelo Observatório Ambiental Jirau, parte integrante do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau, que implanta projetos voltados ao produtor rural.

“Estamos nos beneficiando muito com a assistência técnica e a garantia de mercado para os nossos produtos. Eu agradeço a assistência e o apoio, porque sem eles eu não teria conseguido.”, disse a produtora ao falar do trabalho realizado pelo Observatório.

Dona Marly participa ativamente nos projetos de produção de mudas, galinha caipira e não está sozinha nessa.

Como Dona Marly, o Sr. Luis Vicentinni e sua esposa Zelma Vicentinni também participam do Projeto de Criação de Galinha Caipira e estão satisfeitos: “Nossa expectativa é que dê certo, assim como tem dado.”, comenta Dona Zelma.

Mas é isso mesmo Dona Marly, Sr. Luiz e Zelma Vicentinni! É este o objetivo da COOPROJIRAU, como relata o Técnico e Engenheiro Florestal Itajacy Kischi: “O objetivo central é a organização dos agricultores familiares para o desenvolvimento da produção agropecuária, florestal, artesanal, agroindustrialização e comercialização dos produtos”.

E tem mais projetos em andamento para 2012: piscicultura em tanque escavado e rede, projeto de criação de galinha caipira em regime semi confinado, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas, dentre outros.

Confiança no desenvolvimento, desencadeado pelos projetos da COOPROJIRAU, é o que move os agricultores cooperados a continuarem felizes com a expectativa certa de melhorar os lucros da família.

#Piscicultura #UHEJirau #SAFs #COOPROJIRAU #novamutumparaná #Agropecuária #ProdutoresRurais

0 visualização0 comentário