Comunidade em Foco – Por uma vida melhor

Por: Ana Clara Dantas

Cristão, marido, pai, filho, avô, policial militar, altruísta e acima de tudo, cidadão de bem.

Antônio Vanderlei de Oliveira trabalha desde cedo e sua primeira oportunidade foi como servente de pedreiro no nordeste do Brasil, mais precisamente, em Cabos – PE. “Se você não tem condição financeira melhor, você tem que penar em servente de pedreiro”, comentou sobre as possibilidades de trabalho disponíveis na época. Por mais que sua vida em Pernambuco fosse sofrida, nunca deixou seu sonho morrer, com o seu objetivo lhe impulsionando para ter uma condição de vida melhor.

Aos seus 22 anos, Vanderlei mudou para Porto Velho – RO, onde entrou no exército, esperou pelo concurso da Polícia Militar e, com muito esforço, passou na prova tornando-se então, policial militar, motivo de orgulho como ele diz: “A polícia tem uma ética, uma visão, aquele que não se enquadra a gente vê por aí”.

Em 1989, o nosso entrevistado foi transferido para o distrito de Mutum Paraná, onde, segundo ele, aconteceu o fato que mais marcou sua vida: seu casamento com Rosilene Prestes, com quem constituiu uma família de cinco filhas.

Em Mutum Paraná, Vanderlei desempenhou um importante papel na educação em projetos sociais para jovens, promovendo ideias para uma melhor convivência na comunidade, executando seu papel como “Policial Comunitário”, que tem a função de levar o problema da comunidade ate o órgão competente, gerenciando crises.

Hoje, em Nova Mutum Paraná atua com os jovens em um projeto social, com ênfase na prática de esportes assim, tenta atingir uma de suas metas de vida, manter os jovens longe das drogas.

Vanderlei de Oliveira, ou Sargento Vanderlei, tem uma história de vida que preza a realização dos seus sonhos com ética e respeito, promovendo o “bem sem olhar a quem”. Esse foi mais um personagem da nossa coluna “Comunidade em Foco”.

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455