Como Aprender a Arte de Desenhar?

Por Sãmella Martiniano

Foto Andressa Rocha

A escola é um mundo de aprendizado e várias descobertas, e são as crianças que mais se aventuram nesse espaço. Afinal, é o primeiro mundo que conhecem após o universo da própria casa. E é neste ambiente, que algumas atividades, como o Desenho, são desenvolvidas para despertar a criatividade existente dentro de cada um.

Segundo Thomaz Ayres Campos, consultor da Oficina de Desenho do Núcleo de Desenvolvimento do Observatório Ambiental Jirau, além de ser uma tarefa criativa e legal, o desenho pode significar um meio de meditação, aproveitando esse espaço a pedagoga Yanamara Canedo, que também trabalha no Observatório Ambiental Jirau, realizou no mês de outubro a dezembro de 2010, na E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré a campanha “Vamos Cuidar do Nosso Meio Ambiente”, e nesta temática propôs um Concurso de Desenho que envolveu as turmas do pré ao 5º ano.

O Concurso de Desenho foi dividido em duas categorias, do Pré ao 2º ano e 3º ao 5º, e despertou nas crianças a criatividade no momento de realizarem as suas obras de arte. Para a escolha dos melhores desenhos foi realizada uma pré-seleção, pelos professores, e a classificação final foi indicada pelo consultor de desenho Thomaz Ayres Campos, que dentre os seis desenhos de cada categoria, escolheu os três melhores.

A primeira colocada da categoria Pré ao 2º ano, Ana Paula, nos revelou qual foi sua inspiração para desenhar: “Tive em mente a paisagem que Mutum – Paraná tinha, e que aqui não tem, pois, sinto muita falta. Com isso em mente soltei a imaginação e fiquei muito alegre por ter ganhado”. No ponto de vista do Consultor, a classificação da categoria do 3º ao 5º ano foi mais fácil. Os critérios de avaliação foram: a composição, proporção entre os elementos, ocupação e preenchimento com cores. Segundo Thomaz, o 1º colocado, Caio Oliveira Franco, 9 anos, estudante do 4º ano, foi escolhido por ter usado, mesmo sem saber, perspectiva com ponto de fuga, profundidade e inserção de elementos harmoniosamente distribuídos pela obra. A 2º colocada, Camila Siqueira Alves, estudante do 5º ano, dividiu o desenho em planos para representar no papel o que viu. Além do primeiro plano, como a árvore, podem-se perceber ainda mais três planos ao fundo, onde os elementos diminuem quanto mais longe estão. Já com relação ao 3º colocado, Dylan Felipe, do 5º ano, Thomaz diz: “Conta uma história, possibilitando ver o que o garoto pensou, ele atendeu a proposta, já que o tema falava de meio ambiente. Foi sensacional!”.

Caio Oliveira Franco, 1º colocado, nos contou o que fez para soltar a criatividade: “Pensei em desenhar a escola, porque é um ambiente que quase todos freqüentam. E também, porque eu passo a manhã inteira lá dentro.” E quanto a sua classificação declarou: “Fiquei emocionado e sem palavras, achava difícil ganhar porque tinha muitos alunos concorrendo.” Os prêmios para esses verdadeiros campeões variaram, desde bicicletas, para os primeiros colocados, a jogos educativos para os demais.

As atividades recreativas e educativas não se limitam à escola. Se você quiser soltar a criatividade, como essas crianças, se inscreva na Oficina de Desenho no Observatório Ambiental Jirau, localizado na Rua Nossa Senhora de Nazaré, Quadra P1, Lote 15.

Venha aprender, com criatividade, usando cores nesta aventura!

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455