Capoeira no Observatório

Por Juliana Motta Foto Juliana Motta


Capoeira


O Observatório Ambiental Jirau oferece aulas de Capoeira para crianças, jovens e adultos da comunidade duas vezes por semana, segunda e quarta feira. O objetivo dessas oficinas é desenvolver atividades físicas, culturais, educativas, musicais e lúdicas ligadas à capoeira, com aulas práticas e teóricas.

A capoeira faz parte da cultura brasileira e tem características muito peculiares: trata-se de um misto de luta-jogo-dança, praticado ao som de instrumentos musicais.

O professor Jersé Vieira Lima, conhecido por Mestre Cié, vem diretamente de Jacy-Paraná ensinar crianças, jovens e adultos um pouco do que sabe e diz que é uma honra ensinar a capoeira para crianças, que estão se desenvolvendo muito bem na modalidade.

Mestre Cié conta que a oficina de capoeira tem como base as atividades físicas, culturais, educativas e musicais. E as aulas são divididas em: aulas teóricas, aulas práticas, rodas e palestras.

“Eu estou achando legal porque a capoeira ensina muitas coisas legais, ensina a driblar obstáculos e o mais importante, ser companheiro”, disse o aluno da categoria infantil, Gabriel dos Santos, de 09 anos.

Alguns pensam que a capoeira surgiu na África porque o veículo traz a cor preta na pele, mas ela nasceu em solo nacional, criada e desenvolvida aqui, por este condutor negro afro-brasileiro.

“Eu, como brasileiro, muitas vezes paro e penso, porque não damos valor as nossas riquezas, as nossas crenças, aos nossos costumes, as nossas culturas, que são verdadeiros tesouros que se vão, sem mesmo nos dar conta, porque eu como professor de capoeira sinto isso em minha pele. Este esporte é cultura e eu pratico”, declarou Mestre Cié no final de sua entrevista.

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455