Campanha Contra Abuso Sexual de Menores

Por Andressa Rocha


Abuso sexual de menor é uma forma de violência física e, consequentemente, psicológica e emocional, em que um adulto ou adolescente mais velho força uma criança a se envolver em atividades sexuais com a intenção de satisfazer os seus próprios desejos sexuais ou para produzir pornografia infantil.

Muitas vezes, a criança abusada, torna-se incapaz de informar a violência porque não compreende o que está acontecendo. Segundo o site www.childhood.org.br, muitas vezes quem pratica a agressão é um membro da própria família ou pessoa com quem a criança convive, ou ainda alguém que frequenta o círculo familiar. Os efeitos do abuso sexual de crianças podem incluir depressão, transtornos de estresse pós-traumático, ansiedade, entre outros problemas. O abuso sexual por parte de um membro da família é uma forma de incesto e pode resultar em trauma psicológico mais sério e de longo prazo. Muitas das vezes o menor é ameaçado e coagido a não denunciar a violência, impedindo que o agressor seja preso.

No Brasil, a violência sexual em crianças de 0 a 9 anos ocupa o segundo lugar em denúncias feitas aos órgãos governamentais, ficando somente atrás da negligência e do abandono, dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde. Não devemos pensar que isso nunca possa acontecer próximo de nós. Em Nova Mutum Paraná já foram registrados casos de abuso sexual de menores.

O governo instalou vários recursos para denunciar violações aos direitos humanos. Um destes recursos é o Disque 100, que é um serviço público destinado a receber denúncias que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros.

Fique atento! Se souber de algum tipo de abuso, disque 100. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

#abuso #AndressaRocha #campanha #menores

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455