#BEDETERMINED: a história da General Products, uma trading que atua em diversos setores da economia

O empresário Nicolau Saad Filho é reconhecido pela sua simpatia, sorriso fácil e pela trajetória que está construindo à frente da General Products, uma das tradings mais representativas do Brasil. O escritório da empresa ocupa um edifício de três andares e um galpão adjunto. O empresário começou a trabalhar na fábrica de cerâmica da família, recebendo orientações do seu irmão mais velho, que o aconselhou a entender na prática o que era ter um trabalho.

Nicolau não só entendeu, como também aprendeu a valorizar e multiplicar os frutos do trabalho. Sua dedicação e persistência fez com que o negócio da família prosperasse e se tornasse uma potência na distribuição de autopeças, móveis e decoração que opera em 30 países dos cinco continentes. Um exemplo que ilustra bem um dos atributos trabalhados na campanha #BeBrasil, que apresenta a faceta estratégica, confiável e inovadora das empresas brasileiras. Nesse caso, a determinação é força motriz da General Products.

Na década de 1970, Nicolau e seu irmão vendiam tijolos para várias construtoras de São Paulo. Com aumento das vendas, veio a preocupação com a logística de entrega do material. Foi então que resolveram adquirir caminhões para o transporte das encomendas. O espírito empreendedor da família levou Nicolau a trocar São Paulo pelo Nordeste. “Quando terminei a faculdade de administração, meu irmão estava construindo uma fábrica de engrenagem em Recife e me chamou para ajudá-lo”, conta. Ali, os irmãos viram uma oportunidade para a venda de motocicletas. “Em 1972, perguntamos à Honda [fabricante de motocicletas] se eles permitiriam que fôssemos os distribuidores deles aqui no Brasil. Eles se interessaram, conheceram nosso histórico, viram que tínhamos uma indústria de autopeças e nos deram a distribuição. Nós ficamos com a empresa de autopeças e com a revenda Honda em Recife. Em junho de 1974, eu casei e, em 1975, voltei para São Paulo, me tornei diretor comercial da fábrica e passei a mirar as exportações”, relembra.

GENERAL PRODUCTS NA AMÉRICA LATINA

A fábrica começou a crescer e os irmãos ganharam espaço com as montadoras, a qualidade das peças melhorou e ficou cada vez mais conhecida. “Na exportação, ainda dávamos os primeiros passos, porque não era uma cultura comum às empresas brasileiras”, conta. A primeira tentativa foi em uma feira no Uruguai. “Ficava um período na feira e, no outro, saía para visitar clientes, mostrar nosso material. Consegui o primeiro pedido, e assim começamos a abrir mercado”, explica. Do Uruguai, Nicolau foi para o Paraguai: “Como o catálogo de nossas peças tinha uma referência universal, nossos clientes sabiam que determinada peça serviria nos carros que tinham no país deles. A gente só podia vender nossas peças para onde o Brasil ou as próprias matrizes tinham exportado os veículos”.

Com passar do tempo, os irmãos conquistaram o mercado chileno, depois venezuelano, colombiano e assim por diante em diversos países latinos. Em 1978, os irmãos Saad arriscaram outro salto e tiveram como sócios a Honda, em uma fábrica de componentes para as motos da marca. “Eles entraram com o know-how e as indicações de máquinas mais apropriadas para a fabricação de peças para motos. Nós, com o trabalho e a habilidade de montar peças de qualidade a preços mais baixos. Durante um ano, recebemos uma equipe de japoneses que visitavam e examinavam nossa fábrica. Eles compraram 40% de nossa fábrica. Então, tínhamos um sócio forte, que também era nosso cliente cativo, que nos dava o conhecimento de produção e o capital. Foi um bom negócio na época”, explica.

Incansáveis, os irmãos não pararam. Entraram em contato com a Clark, maior fábrica de transmissão do Brasil, que fornecia peças para Ford, GM e Chrysler. “Eles precisavam de fabricantes de produtos que fossem confiáveis. Nós os conhecíamos das reuniões do sindicato, e a amizade era tanta que, quando eles estavam com a capacidade máxima de produção, nós os ajudávamos fabricando algumas peças. Fizemos um bom relacionamento e começamos a distribuir as peças Clark pela América Latina”, relata Nicolau. Depois disso, também se tornaram distribuidores da fábrica alemã ZF.

GENERAL PRODUCTS

A vontade de expandir não se restringiu ao setor de autopeças. Em 1986, os irmãos criaram a General Products com foco no setor têxtil. Tempos depois a empresa também alcançou o setor de móveis. “Quando nós viajávamos para o exterior, sempre procurávamos outros segmentos para trabalhar. Em uma dessas viagens, havia um empresário de móveis que conseguiu vender 11 contêineres. Eu sempre gostei de móveis, e brinquei que queria trabalhar com o segmento. Ele disse para eu ir ao Rio Grande do Sul, que me apresentaria algumas fábricas”, relembra Nicolau. Tempos depois, a General Products já era representante exclusiva de algumas marcas. “Meus filhos começaram a trabalhar comigo e se identificaram com o setor de móveis. Para entrar nesse mercado nos outros países, eu perguntava para meus clientes de autopeças quais eram as empresas que trabalhavam com móveis. Então, eu ligava pedindo para falar com alguém da área de compras, dizia que era do Brasil e tinha um material para apresentar”, conta.

LIÇÃO DE SUCESSO

Hoje, a General Products ainda trabalha com outros setores, como uma linha industrial de máquinas para mineradoras e construtoras de estradas. “Eu sou muito curioso. Eu não só espero a oportunidade chegar como também vou atrás dela. Eu até incentivo o pessoal a correr atrás das oportunidades, analisar e arriscar. É preciso ter curiosidade e buscar o conhecimento. O fato de não saber algo não impede ninguém de correr atrás e aprender”, ensina. “A persistência não pode ser com burrice, ela deve ser até o ponto em que está bom, sem desistir no primeiro obstáculo. Além disso, relacionamento é tudo. Eu consegui as coisas com o relacionamento que tinha com as pessoas. ”

Por fim, Nicolau dá uma lição de sucesso nos negócios (ou será na vida?): “Ter uma família estruturada e em harmonia deixa tudo mais fácil, tudo flui bem. Eu trouxe meus filhos desde pequenos para cá. Como sou o caçula de seis filhos, quando eu nasci, meu pai tinha 55 anos. Então, foram meus irmãos que me educaram. Meu irmão que é meu sócio é quase um pai para mim, e, aos 14 anos, me ensinou a valorizar e a gostar do trabalho.” Lição aprendida que até hoje gera frutos nos negócios e momentos de alegria com a família.

Texto originalmente publicado em 17 de novembro de 2014

Conheça a campanha Be Brasil em www.bebrasil.com.br/pt

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