Baixinhas e Perigosas

Por Andressa Rocha



Formigas



Pertencem à ordem de insetos Hymenoptera, vivem juntas em colônias, agrupam-se em uma única família e cerca de 18 mil espécies estão distribuídas pelo planeta, exceto nas regiões polares. Você sabe de quem estamos falando?

Sim, são elas: as formigas.

As formigas estão incluídas em uma única família, Formicidae, e no Brasil, existem cerca de 2 mil espécies. Elas atuam como jardineiras da natureza: escavam o solo, ajudam a ventilá-lo, espalham sementes e são uns dos principais predadores de outros insetos.

Mas como tudo na vida, existe o lado bom e o lado ruim. Apesar de sua importância na cadeia alimentar, as formigas são consideradas pragas pela capacidade de proliferação e pela fácil locomoção de toda a colônia.

É comum encontrar formigas em locais quentes, úmidos e que ofereçam algum tipo de alimento, e como toda praga, é um dos principais alvos da dedetização, tanto em imóveis domésticos, quanto públicos e industriais.

Segundo o site Dedetização, o seu portal de busca, em hospitais, por exemplo, a formiga atua como um perigoso vetor, ou seja, como um veículo que transporta germes patogênicos ou parasitos, tornando-se hospedeira intermediária de microrganismos como fungos e bactérias, causando a transmissão de sérias infecções hospitalares. Nas residências, a ameaça tem menores proporções, o que não deixa de ser grave.

Ultimamente, moradores de Nova Mutum Paraná, se queixam dos ataques de formigas em suas residências. Dona Marinete Martiniano declarou que é comum em tempo de chuva, as formigas procurarem lugares altos e secos para se abrigarem e estabelecer uma nova casa. Por isso, agora estão surgindo muitas formigas nas residências.

Para prevenir o ataque das formigas caseiras, é aconselhável manter o ambiente o mais limpo possível, consertar falhas nas estruturas, como rachaduras nas paredes e frestas em azulejos e para que elas não cheguem aos açucareiros, pode-se fazer um sachê com gaze, ou qualquer outro tecido de malha fina,com alguns cravos-da-índia. As formigas odeiam o cheiro deste condimento. Utilizar inseticidas em “spray” não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação.

Faz bem às vistas?

É comum, as pessoas não darem importância quando aparece alguma formiga no açúcar ou alimento, mencionando inclusive que faz bem às vistas, se ingeridas. Não faça isso. Formiga é tão suja quanto, por exemplo, a barata por se locomover em locais sujos e carregar consigo germes que podem transmitir doenças.

#18milespécie #AndressaRocha #FamíliaFormicidae #Formigas #BaixinhasePerigosas

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455