As Aparências Enganam

Por Efai Rocha


Agrotóxicos


Segundo o portal do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, o Brasil já é um dos países que fazem mais uso de defensivos agrícolas do mundo.

Os defensivos agrícolas ou agrotóxicos, também assim conhecidos, são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados na produção agrícola contra pragas e insetos, assim como no cultivo de hortaliças e leguminosas que estão na maioria de nossas mesas diariamente.

Também, são considerados defensivos agrícola as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento (herbicidas). A ação deste tipo de produto no ambiente é bastante complexo quando aplicado de qualquer forma, podem atingir o solo e as águas, principalmente devido à ação dos ventos e da água das chuvas.

Algumas pessoas utilizam os defensivos de maneira errada por não respeitarem o modo de aplicação e o tempo de carência para manipulação de cada produto como consta nas embalagens e acabam contaminando a si próprios e os consumidores. Com a utilização segura dos produtos químicos, é possível evitar essas contaminações e viver em um ambiente saudável, com água limpa nos córregos, lagos, rios e aquíferos, e em ecossistemas naturais estáveis e diversos.

Para a aplicação dos defensivos agrícolas, é necessário que a pessoa esteja usando os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s adequados, pois é a única forma que o trabalhador tem para se prevenir contra intoxicações e acidentes, que podem colocar sua vida em risco.

Os sintomas decorrentes da ingestão deste produtos não aparecem de imediato, demoram alguns anos e podem se manifestar na má formação de fetos, problemas no sistema nervoso e câncer.

Existem locais, onde a produção é realizada sem agrotóxicos, com a utilização de defensivos naturais. Exemplo disso é o trabalho do Observatório Ambiental Jirau, em sua Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental – UDAMA, localizada em Nova Mutum Paraná – Porto Velho (RO), que vem desenvolvendo o cultivo de produtos como alface, couve, ervas para tempero, rúcula, tomate cereja, pepino e alguns tipos de legumes produzidos de maneira ecologicamente correta, segundo o Técnico Agropecuário Diego Solidera, responsável pela coordenação técnica da UDAMA. A comercialização desses produtos é feita no local, diretamente ao consumidor.

Fique atento, sempre que for comprar verduras procure saber se foi produzido com defensivo agrícola natural ou não, pois isso pode comprometer a sua saúde e da sua família.

#horta #manejo #defensivos #edec #COOPPROJIRAU #novamutumparaná #hortalicas #herbicidas #EfaiRocha #asaparenciasenganam #UDAMA

0 visualização0 comentário
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 99608-1455