Aluno especial: porta de entrada para o mestrado na UnB

Está interessado em fazer alguma especialização com o objetivo de aprofundar a tarefa desempenhada na Apex-Brasil? Ou, quem sabe, seguir uma linha de pesquisa e desenvolver um raciocínio crítico a partir de determinado tema? Ou, ainda, sente saudades da vida acadêmica e quer retornar aos bancos escolares, para, no mínimo, uma reciclagem? Pois a analista da Coordenação de Internacionalização da Apex-Brasil Paula Gomes tinha todos esses motivos quando resolveu ingressar como aluna especial no mestrado de Administração, na Universidade de Brasília (UnB).

E essa é a mais nova sugestão do Apex-Brasil Indica: a opção de voltar a uma universidade pública, como aluno especial. Trata-se de uma maneira mais fácil e que possibilita a experimentação desse nível de tipo de estudo acadêmico. Ora, se o estudante tem interesse em cursar um mestrado regular, ele pode antecipar o processo entrando como aluno especial. Para isso, deve buscar um curso de interesse, observar se esse curso disponibiliza disciplinas para alunos especiais, pagar a inscrição – de acordo com o total de créditos semestrais da disciplina – e, pronto!, se tirar nota acima de 7 (num universo de 0 a 10), ainda aproveita a disciplina no curso de mestrado regular.

Exatamente o que fez Paula Gomes, colaboradora da Agência há dois anos. A analista matriculou-se, em 2015, como aluna especial em duas disciplinas do curso de Administração da UnB: Estratégia e Comportamento Humano nas Organizações, logo depois de não ser aprovada na entrevista para o curso regular. A partir do estudo como aluna especial, no entanto, ela conheceu melhor o estilo e as linhas de pesquisa da academia e escreveu um projeto mais aderente ao que a direção do curso exigia.

O nome de seu projeto – “Análise do Desempenho Financeiro de Empresas Brasileiras em Processo de Internacionalização” – acabou tendo uma relação muito forte com o trabalho que ela desempenha na Apex-Brasil. “A partir das aulas como aluna especial e, claro, do mestrado em Administração, adquiri mais confiança, segurança e, principalmente, recursos de conteúdo para discutir o tema com empresas e em workshops”, afirma Paula. Segundo ela, as disciplinas cursadas no período em que ela era aluna especial e, posteriormente, como aluna efetiva, possibilitaram maior repertório, conteúdo e visão mais abrangente do tema.

“Em minha área de trabalho, temos muitos workshops de internacionalização de empresas. Neles, discutimos estratégias e operações de marketing. Durante os encontros com os empresários, eu vejo a teoria acontecendo na minha frente. Há uma integração plena entre o conteúdo acadêmico e a prática. Quando eu atendo a empresa, eu já sei claramente o que responder de acordo com meus conhecimentos acadêmicos e a experiência de mercado”, define Paula Gomes, que defende sua dissertação de mestrado no próximo dia 8 de fevereiro.

Saiba mais:

Site da Universidade de Brasília (UnB):

http://www.unb.br/

Regras da UnB para admissão de alunos especiais:

http://www.saa.unb.br/formas-de-ingresso/1-admissao-de-aluno-especial

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Respeito ao próprio dinheiro

Acostumado a muitas missões de trabalho mundo afora, o analista da Coordenação de Operações da Apex-Brasil Márcio Guerra utiliza dois aplicativos para telefone celular de câmbio de moedas estrangeiras