A influência das redes sociais

Por: Isabelle Cordova


O uso das redes sociais é cada vez mais comum não somente entre jovens e adolescentes, mas pela sociedade em geral. Essas “estruturas” sociais virtuais formadas por pessoas e organizações têm se feito cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Além de estabelecer vínculos e a interação entre indivíduos, as redes sociais têm a capacidade de permitir contato entre pessoas distantes e aproximar indivíduos com interesses comuns. “Eu uso muito as redes sociais, principalmente, para me comunicar com meus amigos e parentes distantes, afinal é um meio de comunicação muito eficiente e a facilidade que oferece é incrível”, de acordo com Gabriela Oliveira, 18 anos, estudante e moradora de Nova Mutum Paraná.

Por meio das redes é possível compartilhar opiniões, notícias, fotos, vídeos e muito mais. Ainda, é possível ficar atento aos mais variados assuntos e compartilhar diversas opiniões e posicionamentos.

Atualmente, também, este meio tem desempenhado grande papel na organização de diversos movimentos e na luta por causas sociais, tendo grande influência sobre a sociedade nos aspectos culturais, sociais e políticos. E pensando nisso, muitas pessoas se utilizam das estruturas sociais virtuais para provocar a reflexão sobre determinado assunto como Karla Souza, uma das administradoras de uma página que tem por objetivo conscientizar a população sobre os atos de bullying: “Pensei: por que não usar as redes sociais para ajudar, já que muitos usam para prejudicar pessoas? Poderíamos usá-las para ajudar e falar deste tema tão importante”.

As redes sociais têm influenciado a vida da maioria das pessoas, mas até que ponto essa influencia é positiva? Vale lembrar que é preciso se preocupar com os riscos que as mesmas apresentam como: a superexposição e a falta de privacidade, fatores que precisam ser avaliados na hora do uso das redes.

É de fundamental importância ter consciência de que o conteúdo publicado na rede pode ser compartilhado inúmeras vezes e verificar sempre a veracidade das informações apresentadas. “Na hora de compartilhar algo, sempre tomo o cuidado de ver se não estou ofendendo ou expondo alguém, também, busco analisar e não tomar como verdade coisas que são publicadas ali”, complementou Gabriela Oliveira.

O importante é usufruir das redes com responsabilidade. Afinal, elas podem trazer benefícios, ou malefícios, dependendo apenas do modo de uso, por isso procure sempre analisar qual a melhor forma de utilização, seja para se comunicar com amigos, ajudar em alguma causa social, expor um produto ou serviço, ou até mesmo como entretenimento. Busque não expor demasiadamente sua vida pessoal.

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455