“A Importância dos Programas Ambientais da UHE Jirau para o Conhecimento da Fauna Silvestre da Regiã


Desde o ano de 2010, a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau vem executando, de forma contínua, o Programa de Conservação da Fauna Silvestre (PCFS), um dos 34 Programas Socioambientais previstos no processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

O PCFS, assim conhecido, é composto por 11 subprogramas, os quais objetivam monitorar os grupos de mamíferos, aves, répteis e invertebrados, além de realizar estudos populacionais qualitativo e quantitativo nas áreas de influência direta e indireta da UHE Jirau, verificando o comportamento desse grupos nas fases pré e pós enchimento do reservatório deste grande aproveitamento hidrelétrico.

Até o presente momento, foram registrados 412.000 indivíduos, distribuídos em 179 espécies de mamíferos, 697 de aves, 147 de répteis, 106 de anfíbios e 1.572 de invertebrados, totalizando 2.701 espécies. Destas, 30 são consideradas novas para a ciência.

As ações desenvolvidas por este Programa foram reconhecidas na 10ª Edição do Prêmio Brasil Ambiental, ocorrida no dia 09 de outubro deste ano, organizada pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). A UHE Jirau recebeu o prêmio na categoria “Preservação e Manejo de Ecossistemas” com o projeto “A Importância dos Programas Ambientais da UHE Jirau para o Conhecimento da Fauna Silvestre da Região Amazônica”.

A premiação foi conquistada devido à grande contribuição do PCFS ao conhecimento da fauna, pois ao longo de quase 05 (cinco) anos foi gerado um enorme banco de dados com informações importantes da fauna, incluindo confirmações e descrições de novas espécies, visto que pouco se sabe sobre grande parte da fauna amazônica. Este Programa também proporciona material para estudo nas principais universidades do país, onde estão sendo desenvolvidos atualmente 05 (cinco) projetos de pós-graduação (02 mestrados e 03 doutoramento), empregando espécimes de marsupiais, roedores, serpentes e lagartos.” destaca Beatriz Leite, analista ambiental da ARCADIS logos, empresa responsável pela execução do PCFS.

#rondonia #FLORA #UHEJirau #Brasil #portovelho #FAUNA #novamutumparaná #ESBR

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455