2º Festival de Cinema Curta Amazônia

Por Andressa Rocha

Foto Curta Amazônia


Equipe de Monitores com o Prêmio Incentivo


Em novembro do ano passado, o Núcleo de Comunicação teve a honra de participar da 8º Edição do Fest Cine Amazônia em Porto Velho, que despertou o interesse dos jovens talentos em produzir vídeos documentários: “Ficamos encantados com esse evento, decidimos fazer documentários e nos inscrever em eventos como esse”, disse Efai Rocha, Monitor do Núcleo de Comunicação do Observatório Ambiental Jirau.

O Núcleo de Comunicação, determinado a inscrever seus vídeos em festivais pelo Brasil, começou a sua história no cinema inscrevendo os documentários “Às Margens do Rio” e “Depoimentos Sobre o Lixo” no 2º Festival de Cinema Curta Amazônia.

O júri, organizado pela Coordenação do evento, selecionou somente 15 filmes para Mostra Competitiva e 18 produções regionais para a Mostra Amazônica, onde foram exibidos os documentários do Núcleo de Comunicação “Às Margens do Rio” e “Depoimentos Sobre o Lixo”.

As Mostras dos filmes aconteceram de 01 a 07 de agosto no Festival Popular na Praça Madeira Mamoré, no Auditório da Emater,ambas em Porto Velho, e em escolas de Candeias do Jamari e em Cacoal.

O objetivo do Festival é resgatar filmes e vídeos que marcaram épocas na arte cinematográfica da região Amazônica, registros que servirão como fonte de pesquisa à sociedade rondoniense.

O Curta Amazônia trouxe para Rondônia produções inéditas e firmou uma parceria com o Grupo Inquérito trazendo ao nosso estado a “Campanha Contra o Alcoolismo”, ilustrada com o videoclipe “Vamos Brindar”.

O filme “PINBALL”, de Ruy Veridiano, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme, além de melhor direção e ficção. Na escolha do público, o vencedor do troféu Curt Amazônia foi o filme “Depois do almoço”, de Rodrigo Diaz Diaz de São Paulo.

O júri concedeu aos monitores do Núcleo de Comunicação e Pesquisa Social do Observatório um troféu como Prêmio Incentivo pela produção do vídeo ambiental “Depoimentos sobre o lixo” e a estreante diretora em produção audiovisual rondoniense Luana Lopes, levou um prêmio especial do júri com o documentário “Filhos da Ferrovia”.

#jovenstalentos #pinball #NúcleodeComunicação #portovelho #CurtaAmazonia #novamutumparaná

0 visualização
 
Endereço:

Rua Pitomba, nº1 Quadra B1

Nova Mutum Paraná,

Porto Velho - RO, 76842-000, Brasil.

Serviço de Atendimento ao Cliente

(69) 3237-3318

(69) 99608-1455